A compra e venda de ouro é um negócio que cresce cada vez mais em Portugal. Actualmente, o país já conta com cerca de 5.000 lojas autorizadas a exercer esta actividade. Este é um sector em expansão devido à actual conjuntura económico-financeira a nível mundial, a qual provoca dificuldades financeiras nas famílias.



A compra e venda de ouro é um negócio que se traduz, simplesmente, em ouro por dinheiro. Ou, então, se preferirmos, em euros por ouro.

Compra e Venda de Ouro Usado - Procedimentos, Cuidados e Critérios de Avaliação

A anunciada crise económico-financeira global faz com que muitas famílias recorram à venda dos seus pertences de ouro. Em tempos de crise, o dinheiro não chega para pagar as contas e é preciso recorrer a diversos métodos para angariar a quantia monetária necessária afim de fazer face às despesas correntes e, como tal, uma das soluções para arranjar dinheiro fácil e rápido é desfazer-se das peças de ouro guardadas em sua casa.

Quem é que não tem uma peça de ouro, quer seja um anel, uma pulseira ou um fio, que muitas vezes nem usamos, ficando guardada na gaveta à espera de uma ocasião que nunca mais chega? E se pensa que o ouro usado não tem grande importância, desengane-se, pois muitas vezes, pode despertar mais atenção e interesse que determinadas peças novas. Se por um lado, as peças mais antigas têm mais valor; por outro lado, ascende cada vez mais o mercado de compra e venda de ouro usado.

 Assim sendo, a importância atribuída a este metal não pode ser subestimada e você também não deve desvalorizar o valor potencial do seu ouro usado. Antes de recorrer à venda dos seus artigos em ouro, use álcool para dissolver a sujidade mais persistente que se possa encontrar nas suas jóias ou, então, use água com sabão, uma vez que esta costuma tirar a maioria da sujidade, contudo, limpe delicadamente que é para não riscar o ouro e, de seguida, passe um pano que não solte pêlos e dê, novamente, brilho às suas jóias.

E se uns vendem ouro por necessidade, outros há que se aproveitam dessas dificuldades para comprar esse mesmo ouro. Por isso mesmo, torna-se necessário ter conhecimento de certos procedimentos e cuidados para que a pessoa que esteja a vender o ouro usado não fique prejudicada e não sofra perdas por desconhecimento. A compra e venda de ouro usado pode ser rentável, se for bem negociada.

Existem critérios de avaliação que são tidos em conta, quando se está a vender ouro usado e que conferem o valor do mesmo. Quem compra ouro usado, paga o valor do material, ou seja, do ouro e das pedras preciosas, no entanto, quando se está a proceder à venda de ouro, apenas se recebe o valor do peso em ouro, embora certos compradores possam pagar o preço justo pelo conjunto do metal e das pedras preciosas.

Em primeiro lugar, quando se faz a avaliação da peça de ouro usado, estipula-se, logo à partida, se a peça vai ser para revenda ou, então, se irá ser reciclada, factores estes que irão interferir na classificação, mas sobretudo, no preço do ouro. Os critérios de avaliação que classificam e atribuem o valor do ouro usado, permitindo estabelecer o preço da peça que se deseja vender são, essencialmente, cinco: o tipo, a antiguidade, o peso, o estado de conservação e a pureza do ouro.

O preço da venda de ouro varia consoante o tipo de peça, isto é, um fio de ouro vale mais do que um anel, uma vez que a revenda se torna mais fácil.

A antiguidade da peça também influencia a sua valorização, pois quanto mais antiga for a jóia, mais valiosa ela é, nomeadamente, se esta for para revenda.

Quanto mais pesado for o objecto, mais dinheiro se receberá por ele, uma vez que a compra e a venda de ouro é feita à grama.

Se a peça de ouro usado estiver em bom estado de conservação, por exemplo, sem riscos e sem amolgadelas, o comprador atribuirá um valor mais elevado.

Finalmente, a pureza do ouro, conhecida por quilates, é muito importante no acto da venda. De acordo com os diferentes tipos de ligas de ouro, a peça de ouro terá maior ou menor valor. Quanto mais quilates tiver a peça de ouro usado, maior é o seu grau de pureza, logo também terá mais valor, sendo os 24 quilates o valor máximo.

É isto que acontece quando se dirige a uma ourivesaria ou a um especialista de compra de ouro usado, ou seja, são tomados procedimentos que permitem uma classificação do artigo e uma justa atribuição do valor monetário correspondente.

Os especialistas que se dedicam a comprar ouro usado, regra geral, fazem avaliações gratuitas, no entanto, quem estiver a pensar em vender as suas peças de ouro deverá ter conhecimento destes procedimentos e cuidados de forma a salvaguardar a sua segurança e a conseguir um preço justo pela respectiva peça, sendo que também deverá pedir uma avaliação a mais de uma ourivesaria, para ver qual delas oferece mais dinheiro.

A compra e venda de ouro usado é, de facto, uma oportunidade de ouro. Se não usa as jóias que herdou, se não gosta das jóias que lhe ofereceram ou se quer comprar novas jóias, então de que é que está à espera para vender as suas jóias mais antigas? Esta é uma oportunidade que lhe pode trazer muitos benefícios: mais tempo por não se preocupar mais com as suas jóias usadas, mais espaço nas suas gavetas, novos investimentos ou, até mesmo, pagamento de dívidas.

Actualmente, a compra e venda de ouro usado não só se faz presencialmente, como também, por via informática. Para quem está interessado em vender o ouro usado, pode dirigir-se a uma ourivesaria e negociar formalmente com o ourives, ou então, decidir-se pela venda online, beneficiando assim de um serviço cómodo, simples e rápido e, ainda, de uma equipa de Atendimento e Apoio ao Cliente que terá todo o gosto em esclarecer todas as questões, dúvidas e dificuldades na compra e venda de ouro usado.